Fichamentos

TRECHOS, COMENTÁRIOS E BREVES RESUMOS DOS LIVROS FICHADOS:


MENGES, Achim. AHLQUIST, Sean. (Ed.). Computational Design Thinking. UK: John Wiley and Sons, 2011.

Intro

A computação tem um impacto profundo em ambas as percepções e realizações da forma arquitetônica, espaço e estrutura. Ela desloca a forma como se percebe forma, a maneira na qual a forma é proposta, e a maneira na qual a forma é produzida. Os conceitos fundamentais subjacentes à teoria computacional e técnicas de expor forma como uma componente subsidiária do ambiente e do meio ambiente como uma complexa teia de energias em troca dinâmica de regeneração e degeneração. O surgimento dessa perspectiva veio na confluência de diferentes modos de pensar, em alinhamento com vários avanços científicos, tecnológicos e culturais abrangendo várias décadas senão séculos. Especificamente, a computação no projeto representa um acúmulo de conceitos de várias camadas que vão desde a teoria dos sistemas e da cibernética, a morfogênese e a biologia do desenvolvimento. Este livro apresenta textos que caracterizam os fundamentos iniciais desses conceitos em biologia, matemática, ciência da computação, sistemas de ciência e filosofia, junto com traduções contemporâneas de como aplicá-las em projeto arquitetônico. A intenção deste esforço de conceitos, métodos e perspectivas é estabelecer uma descrição multifacetada e abrangente do que o pensamento de design computacional pode constituir em arquitetura.

WEINSTOCK, Michael. The architecture of emergence: the evolution of form in nature and civilisation.  UK: John Wiley & Sons, 2010.

Todas as formas de civilização surgiram a partir do processo de sistemas culturais que estão inextricavelmente entrelaçados com o processo do clima e os sistemas ecológicos da vida na superfície da terra. Energia, informação e fluxo de materiais através de todas as formas de vida, através de seres humanos e todas as suas obras. Tal como acontece com todas as formas naturais, as formas produzidas pela cultura humana surgiram, evoluíram, se espalharam, e persistiram ao longo do tempo, entraram em colapso e novas formas surgiram a partir da sua reorganização. O tempo todo seres humanos proliferaram em toda a face da Terra até que todas as formas sobre a superfície da terra, foram alteradas para maior ou menor grau, pelas suas obras. Todas as formas do mundo, da natureza e da civilização, interagem umas com as outras como o ambiente de qualquer forma é composto de outras formas. Energia, informação e materiais fluem entre as formas do mundo em múltiplas escalas de tempo e espaço, e é a flutuações destes fluxos que induzem a mudança.

WOODBURY, Robert. Elements of Parametric Design. New York: Routledge, 2010.

Parametric is more about an attitude of mind than any particular software application. It has its roots in mechanical design, as such, for architects it is borrowed thought and technology. Is is a way of thinking that some designers may find alien, but the first requirement is an attitude of mind that seeks to express and explore relationships.

continua...

SPENCER-BROWN, George: Laws of form
Bohmeier Verlag
Last Word (pg. 190-192)
Existence is a selective blindness.
Use “blindness” as a paradigmatic of any sense, e.g. “deafness”, “tastelessness”, etc.
We notice one side of a thing-boundary at the expense of playing less attention to the other side. We notice a dish to be washed up in the sink by paying scant attention to the not-dish universe that our definition of the dish-boundary equally defines. Were we to pay equal attention to both sides, we would have to attribute to them equal value, and them the dish-boundary would disappear. The dish’s existence would cease, and there would be nothing to wash up.
We do exactly the same with ourselves. When we die the self-boundary eventually disappears. Before it did so, we ascribed a huge value to what we called “inside” of ourselves, and comparatively little value to what we called “outside”.
The dead experience is thus ultimately the loss of selective blindness to see both sides of every distinction equally. This by definition is absolute knowledge or omniscience, which is mathematically impossible except as equated with no knowledge at all. In the ascription of equal values to all sides, existence das ceased altogether, and the knowledge of everything has become knowledge of nothing. The well-known, and often-attested, ecstasy experienced as an end of existence approaches, is occasioned by the relief from the heavy constraint of our senses, that all existential modes demand, when the confinement of body-location is at lost altogether.
In other words, the difficulty of maintaining what we call “life”, which all beings experience, is precisely the difficulty of maintaining the appearance of any particular mode of existence, so that is continues to appear recognizably the same. In protecting our physical bodies, we protect, identically, the universe that each of them creates. Our desire to be immortal is a desire that this universe shall never change, and once we see the desire for what is it, we see it not only as impossible, but also as undesirable.
The knowledge of nothing, which is what the knowledge of the form discovers, is the potential for all further existence that might arise from any selective application of value anywhere anytime. (As we selectively applied it in this book.)
Suppose there to be but one being who is, and applies, value selectively, according to this being’s original disposition. The “outside” universe that appears to it is evidently (by definition) an extract reciprocal of its selection.
Now clone this being into extract clones, each with exactly the same selective disposition. Mathematically, all the clones would be indistinct, so to ascribe to them a number would be meaningless.
Suppose one aspect of these clones is exactly so, so then in this aspect they are all identical, both in what they “are” and what they “see.”
Suppose in a second aspect they are identical in all except spatial position (like the crosses in an expression from the primary arithmetic).
Suppose in a third aspect they are identical in all except temporal position.
I
n aspect 1, the universe that each clone experiences is definitively the same.
In aspect 2, the universe that each clone experiences is identical in all respects except perspective. What some two of them experience is a universe that is evidently “the same” for each, but as seen from “a different” point of view.
In aspect 3, the universe of each clone appears different in its temporal aspect, recognizably “the same” except for a change between what is called “before” and “after”.
Suppose some of the clones are not quite identical. Now what one of them sees in the outside universe will not be quite the same as what the other sees, and there will be some disagreement in respect of what is “really there”.
Continue this disidentification of clones to the limit, so what one sees is wholly different from what the other sees. The two universes are now so different that there is no possibility of communication, or indeed of interaction of any kind, between them, and one can have no knowledge of the other. We could call them “anticlines”.
Now let us return to aspect 1 of clones: complete identify, apart from space and time. In this aspect, the “inner” experience or “thoughts” of the one are intimately known to the other, giving rise to the known phenomena of wrongly so-called “telepathy” when it overflows into aspect 2, and wrongly so-called “memories of previous existences” when it overflows into aspect 3. There is no signal of communication, in either case: merely a shift of attention from one aspect to another.
The “negative” side of death is that there is no future in it for the dead being, simply because no universe whatever can appear except as a selective attention of some being. If the being itself can not found, then nor can the universe.
The “positive” side is, well, if the dish disappears, we do not have to do the washing up.
Religions are various fictions to make the “negative” side seem less unpalatable. They emphasize the “no more washing up” side, at the expense of ignoring the “there won’t be any you to do it anyway” side. They are not ultimately comforting because, deep down, inevitabilities and to realize that in this is complete community with all beings, who all, at some level, know it to be the same.
You came into this world as and with nothing, and were assigned a value by being given a name, dependent on which all other names then had meaning.
As our deepest tradition has it, you cannot, on leaving this world, take any of it with you.
Not because it is no longer there to take, although this, as far as you are concerned, is mathematically evident, but more fundamentally, because there will not, eventually, be any you to take it with.
You cannot have it both ways. Either you can see an apparent universe by being selectively blind, or you can see it all equally in which case it must disappear and so must you. Since both in reality are equally possible, but no more than possible (the laws of form are not more than that the laws of the possible), there is really nothing to choose between them.
London 0429 02 1997.

HAQUE, Usman. Architecture, Interaction, Systems. In Pask Presents – the exhibition.  Wien: Echoraum, 2008.
A palavra "interativa" é encontrada em toda parte atualmente. Pode valer a pena considerar o que são meios "interativos" e se as coisas nos são apresentadas como "interativas" na verdade são assim,  antes de passar a considerar por que poderíam nossos objetos e espaços serem projetados para ser "interativos". "Interativo" e "hi-tech" não são palavras intercambiáveis, sendo possível criar algo interativo ainda não hi-tech - também é possível criar algo  hi-tech ainda não interativo. Os avanços tecnológicos podem, no entanto, fazer certos aspectos de interação mais fáceis de conseguir, em parte porque eles comprimem escalas temporais, espaciais e interpessoais.
Ao invés de fornecer de início, uma definição precisa de "interação", eu gostaria de discuti-la de alguns ângulos diferentes, na esperança de que o traçado em limites nos permite convergir para uma concepção particularmente útil do mundo.
Em um contexto arquitetônico, uma parede de tijolos desaba durante anos sob o impacto da chuva. É o muro "interagindo" com o meio ambiente? Eu diria que apenas "reage" - porque a parede não tem um efeito sobre o ambiente que está respondendo (à exceção, provavelmente, de uma forma inconsequente ao nível das moléculas). Não há circularidade, pois o ambiente não muda o seu comportamento como resultado da parede caindo. Causalidade é linearmente atribuída, neste caso, porque a operação está ocorrendo principalmente em uma única direção. Da mesma forma, quando as grelhas rastrearem a direção do sol, em busca de luz solar direta em um prédio, elas apenas respondem às condições de entrada de dados e como tal não devem ser geralmente descrita como "interativa", mas "reativo".
No seu fundamento, operações de interação concernem informações entre os dois sistemas (por exemplo, entre duas pessoas, entre duas máquinas, ou entre uma pessoa e uma máquina). A chave, porém, é que estas operações devem ser, em certo sentido circulares, caso contrário, ele é apenas "reação".

ASHBY, W. Ross. Uma introdução à cibernética. Londres: Chapman & Hall, 1957. 
Prefácio

Muitos trabalhadores em ciências biológicas, fisiologistas, psicólogos e sociólogos estão interessados em cibernética e gostariam de aplicar seus métodos e técnicas em suas especialidades. Muitos, no entanto, foram impedidos de assumir o assunto; a impressão de que seu uso deve ser precedido por um longo estudo de eletrônica avançada e matemática pura, formaram a impressão de que a cibernética e estes assuntos são inseparáveis.  O autor está convencido, no entanto, de que essa impressão é falsa. 
As idéias básicas da cibernética podem ser tratadas sem referência a eletrônica, e elas são fundamentalmente simples, embora que para isso, técnicas avançadas sejam necessárias para aplicações avançadas, muito pode ser feito, especialmente nas ciências biológicas, pelo uso de técnicas bastante simples, desde que sejam utilizados com compreensão clara e profunda dos princípios envolvidos.
É convicção do autor que, se o sujeito é fundado no lugar-comum e bem compreendido, e depois é construído cuidadosamente, passo a passo, não há razão para que o trabalhador apenas com o conhecimento de matemática elementar não deva alcançar um entendimento completo de seus princípios básicos. Com esse entendimento, ele será então capaz de ver exatamente que técnicas ele vai ter que aprender, se está a avançar e, o que é particularmente útil, ele será capaz de ver quais as técnicas  ele pode ignorar como sendo irrelevantes para o seu propósito. 
O livro destina-se a fornecer uma introdução. Ela começa do lugar-comum e conceitos bem entendidos, e as receitas, passo a passo, para mostrar como esses conceitos podem ser exatos, e como podem ser desenvolvidas até levar em temas como feedback, estabilidade, regulação, ultrastability, informação, codificação, ruído, e outros temas cibernéticos.
Ao longo do livro nenhum conhecimento da matemática é exigido além de álgebra elementar;  em particular, e nenhum dos argumentos depende do cálculo (as poucas referências a ele podem ser ignoradas sem prejuízo, pois são destinados apenas a mostrar como o cálculo se junta com os assuntos discutidos, e se ele deve ser usada). As ilustrações e exemplos são principalmente tiradas do biológico, ao invés de física e ciências.  Sua sobreposição com “Design para um cérebro” é pequeno, de modo que os dois livros são quase independentes. Eles são, no entanto, intimamente relacionados e são melhores tratados como complementares, pois cada um ajudará a iluminar o outro

PICKERING, Andrew. Cybernetics and the Mangle: Ashby, Beer and Pask. In: Social Studies of Science, Vol. 32, No. 3 (Jun., 2002), pp. 413-437. SAGE, 2009.
Resumo:

Este trabalho tem como objetivo enriquecer a nossa compreensão da história e da substância da cibernética. Analisa o trabalho de três cibernéticos britânicos - W. Ross Ashby, Stafford Beer e Gordon Pask, prestando atenção especial à materialidade de sua prática - os dispositivos de estranho e fascinante e os sistemas que estavam no coração de seu trabalho - e os projetos mundanos perseguiram - científicos, tecnológicos, artísticos, organizacionais, políticos e espirituais. Conexões são estabelecidas entre cibernética e trabalhos teóricos recentes na ciência e estudos de tecnologia, na esperança de iluminar as principais características de ambos. O artigo conclui sugerindo que o impulso anti-disciplinar de estudos da ciência contemporânea pôde encontrar inspiração nos trabalhos do cibernéticos – e que a teoria não tem que permanecer confinada ao reino da teoria..

BRIER, Sören. Cybersemiotics: why information is not enough! Toronto: University of Toronto, 2008.

Foreword: From Cybernetics to Cybersemiotics by Marcel Danesi
Por que nós nos comunicamos? É por sobrevivência? Existem outras razões? Como a comunicação se desenvolve? Estas são questões que têm intrigado os seres humanos, desde suas origens. Já que a comunicação envolve a troca de sinais, mensagens e significados, é de evidente interesse para semioticistas. Este foi certamente o parecer do falecido Thomas A. Sebeok (1920-2001), um dos principais semióticos e linguistas do século XX, que foi fundamental para expandir as fronteiras da semiótica apropriada para incluir o estudo da comunicação entre todas as espécies. Inaugurando o movimento biossemiótico, Sebeok mostrou que, ao estudar a comunicação entre as espécies, podemos ter uma melhor idéia do que faz a comunicação humana única. A Biossemiótica procura entender como os animais são naturalmente dotados da capacidade de usar tipos específicos de sinalização e sinais de sobrevivência (zoosemiosis), assim como a semiose humana (anthroposemiosis) é ao mesmo tempo ligada e diferente da semiose  animal. O objetivo deste novo ramo da semiótica é a destilar os elementos da semiose comum para as suas manifestações através da espécie, integrando-os em uma taxonomia de conceitos, princípios e procedimentos para a compreensão do fenômeno da comunicação em sua totalidade.
O objetivo deste livro do semioticista dinamarquês Sören Brier é trazer a biossemiótica, na sua versão cibernética, para um público de acadêmicos, estudantes e pessoas interessadas. Brier, ele mesmo tem sido fundamental para o desenvolvimento de biossemiótica. Um membro da Sociedade Americana de Cibernética por mais de duas décadas, ele fundou a revista Cibernetics and Human Knowing, em colaboração com renomados cyberneticistas e biosemioticistas. Este é um livro oportuno, pois é minha convicção que a agenda biossemiótica e cibersemiótica está rapidamente se tornando a única agenda para um trabalho sério sobre os sinais e suas trocas em contextos comunicativos. A agenda inicial da ciência da cibernética foi estudar comunicação e controle nos organismos vivos, máquinas e organizações. 

GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte. Ed. C/Arte, 2006.
Resumo cap. 1:
Com a modernidade sucedem-se mudanças radicais no que diz respeito à condição do sujeito, à relação dos indivíduos com o entorno, à visão e à compreensão do mundo e à crença tradicional na objetividade do universo e da realidade. Simultaneamente, levantam-se novos questionamentos acerca do fundamento das ciências e do recohecimento da necessidade de superar os dogmatismos ortodoxos e interconectar as diversas disciplinas. Diversas teorias se aproximam da noção de inter-relação, comose vê no estudo das mensagens e da comunicação humano-máquina da Cibernética, postulada como modelo de cruzamento de ciências, ou, mais recentemente, a filosofia pós-moderna e sua idéia de pensamento contaminado. O conceito de sintopia foi empregado a fim de dilatar a idéia de interdisciplinaridade para uma dimensão de coesão entre maneiras de pensar e métodos diversos, não só somatoriamente, mas sobretudo, criativamente.
A revolução tecnológica recebe seu primeiro impulso da revolução industrial do séc. XIX, que abre as portas ao processo de mecanização e provoca o que o especialista em comunicação James Beninger chama de "crise de controle". Com o aumento imperativo da velocidade de processamento da informação, amecanização acarretou a necessidade de sincronizar o progressivo aumento da produção mediante sistemas de controle. Em virtude dessa crise no controle, as investigações concentram-se na busca de soluções baseadas nas tecnologias de retroalimentação, do controle automático e do processamento de informação. A revolução do controle não só gerou técnicas de retroalimentação e uma nova hierarquia dos meios, mas o conjunto desses desenvolvimentos também revolucionou os modos por meio dos quais a sociedade se reproduz culturalmente.

"Só se pode entender a sociedade mediante o estudo das mensagens e das facilidades de comunicação de que ela dispõe e, além disso, (...) no futuro, desempenharão um papel cada vez mais preponderante as mensagens intercambiadas entre homens e máquinas, entre máquinas e homens e entre máquinas e máquinas". (WIENER)

O objetivo da cibernética é (ou um dos) lutar contra a tendência das comunicações e dos sistemas de regulação ao desequilíbrio da organização e coerência. Isto é, contra a tendência a se perder no caos e na entropia. Por outro lado, a Cibernética de Wiener centra-se, principalmente, no aspecto da resolução operacional do problema da concepção de uma linguagem específica que permita a comunicação entre os diferentes sistemas. Não se trata de esquecer a semântica, mas de adequá-la a objetivos concretos. Para que uma comunicação seja efetiva, o fundamental não é a quantidade de informação que possa circular, mas a proporção dela que possa chegar a fazer parte da comunicação.

"A informação semanticamente significativa, na máquina ou no ser humano, é a que chega a um mecanismo ativador do sistema que a recebe. (...) Do ponto de vista da Cibernética, a semântica define a quantidade de significado e regula sua perda nos sistemas de comunicações" (WIENER).

Retroalimentação: é um método para regular sistemas, introduzindo neles os resultados de sua atividade anterior, de maneira que a informação já obtida possa mudar os métodos gerais e a forma da atividade. Segundo Wiener, a partir de um sistema de retroalimentação - "se a informação que procede dos mesmos atos da máquina pode mudar os métodos gerais e a forma da atividade, temos um fenômeno que pode chamar-se de aprendizagem".
Estética informacional: O termo informação deve ser entendido aqui, não no sentido imensurável da mensagem, notícia ou comunicação em si, mas como um conteúdo informacional quantificável na transmissão ou armazenamento da informação. Toda a informação, cuja mediação baseia-se na comunicação, é construída por signos

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Sobre espaço. Pg. 19.
No presente livro, nosso campo de exame tem a vantagem de ser bem delimitado. Isso porque pretendemos examinar imagens bem simples, as imagens do espaço feliz. Nessa perspectiva, nossas investigações mereceriam o nome de topofilia. Visam determinar o valor humano dos espaços de posse, dos espaços defendidos contra forças adversas, dos espaços amados. Por razões não raro muito diversas e com as diferenças que as nuanças poéticas comportam, são espaços louvados. Ao seu valor de proteção, que pode ser positivo, ligam-se também valores imaginados, e que logo se tornam dominantes. O espaço percebido pela imaginação não pode ser o espaço indiferente entregue à mensuração e à reflexão do geômetra. É um espaço vivido. E vivido não em sua positividade, mas com todas as parcialidades da imaginação. Em especial, quase sempre ela atrai. Concentra o ser no interior dos limites que protegem. No reino das imagens, o jogo entre o exterior e a intimidade não é um jogo equilibrado. Por outro lado, os espaços de hostilidade mal são mencionados nas páginas que seguem. Esses espaços do ódio e do combate só podem ser estudados com referência a matérias ardentes, a imagens apocalípticas. Neste livro estamos nos colocando diante das imagens que atraem. E quanto às imagens, logo fica evidente que atrair e repelir não resultam em experiências contrárias. Os termos são contrários. Ao estudarmos a eletricidade ou o magnetismo, podemos falar simetricamente de repulsão e atração. Basta uma mudança de sinais algébricos. Mas as imagens não aceitam idéias tranqüilas, nem sobretudo idéias definitivas. Incessantemente a imaginação imagina e se enriquece com novas imagens. É essa riqueza do ser imaginado que gostaríamos de explorar.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
Pg. 185 – A experiência do espaço e do tempo.

Frederic Jameson (1984b) atribui a mudança pós-moderna a uma crise da nossa experiência do espaço e do tempo, crise na qual categorias espaciais vêm a dominar as temporais, ao mesmo tempo em que sofrem uma mutação de tal ordem que não conseguimos acompanhar. “Ainda não possuímos o equipamento perceptual que nos permita perceber esse novo tipo de hiperespaço”, escreve ele, “em parte porque os nossos hábitos de percepção” foram formados naquele antigo espaço que denominei o espaço do alto modernismo. O espaço e o tempo são categorias básicas da existência humana. E, no entanto, raramente discutimos o seu sentido; tendemos a tê-los por certos e lhes damos atribuições de senso comum ou auto-evidentes. O espaço também é tratado como um fato da natureza, “naturalizado”, através da atribuição de sentidos cotidianos comuns. Sob certos aspectos mais complexos do que o tempo – tem direção, área, forma, padrão e volume, como principais atributos, bem como distância - , o espaço é tratado tipicamente como um atributo objetivo das coisas que pode ser medido e, portanto, apreendido. Reconhecemos, é verdade, que a nossa experiência subjetiva pode nos levar a domínios de percepção, de imaginação, de ficção e de fantasia que produzem espaços e mapas mentais como miragens da coisa supostamente “real”. Também descobrimos que sociedades ou subgrupos distintos possuem concepções de espaços diferentes. Os índios das planícies do que são hoje os Estados Unidos de algum modo seguiam o mesmo conceito de espaço dos colonos brancos que os substituíram. Os acordos “territoriais” entre os grupos se baseavam em significados tão diferentes que era inevitável o conflito.
Considero importante contestar a idéia de um sentido único e objetivo de tempo e espaço com base no qual possamos medir a diversidade de concepções e percepções humanas. Não defendo uma dissolução total da distinção objetivo-subjetivo, mas insisto em que reconheçamos a multiplicidade das qualidades objetivas que o espaço e o tempo podem exprimir e o papel das práticas humanas em sua compreensão. O tempo e o espaço propõem hoje amplamente os físicos, não tinham existência (para não falar de significado) antes da matéria; em conseqüência, as qualidades objetivas do espaço-tempo físico não podem ser compreendidas sem que se levem em conta as qualidades dos processos materiais. 

LEFEBVRE, Henry. From the Contradictions of Space to the Differential Space. In The Production of Space. Cambridge: Blackwell, 1991.

Um espaço em que cada indivíduo e / ou "sujeito" coletivo, reconstituído sobre esta nova base, que se familiarizar com o uso e aproveitamento é presente, atualmente, apenas em sua infância. Noções atuais de uma "sociedade alternativa" ou "contra-cultura" não são de formas livres de confusão. O que pode uma "contra-cultura" ser, considerando como envolve muita incerteza do conceito de "cultura" em si - assim como muita ragbag como a noção de inconsciente; porque é feito o repositório tão facilmente da ideologia como os resultados da história, de formas de vida, ou de demandas de reconstruir o corpo? O que poderia uma "sociedade alternativa" ser, dada a dificuldade de definir a "sociedade", e dado que todas as palavras perdem qualquer significado claro se não se quer designar o "capitalismo" ou "socialismo" ou "comunismo" - termos que agora se tornaram ambíguos?  
O que contraria uma sociedade baseada na troca é uma primazia de uso. Contra quantidade é a qualidade. Sabemos que contra-projectos consistem ou o contra-espaço consiste nisso - porque a prática demonstra isso. Quando uma comunidade lutas para a construção de auto-estradas ou  para a evolução urbano-habitacional, quando se exige "amenidades" ou espaços vazios para brincar e encontrar-se, podemos ver como um contra-espaço pode inserir-se numa realidade espacial: contra o olho e o olhar, contra a quantidade e homogeneidade, contra o poder e a arrogância do poder, contra a expansão infinita do "privado" e da rentabilidade industrial; e contra espaços especializados e uma localização estreita da função. Naturalmente, acontece que as diferenças induzidas - as diferenças internas de um todo e por volta de que todo como um sistema com o objetivo de estabelecer-se e eles se fecham (por exemplo, o "mundo das villas" suburbano) - são difíceis de distinguir, quer de diferenças produzidas, o que escapa às regras do sistema ou redução de diferenças, forçado a voltar para o sistema de coação e violência. Naturalmente, também, acontece que um contra-espaço e um contra-projeto simulam o espaço existente, parodiando-o e demonstrando as suas limitações, sem presença de tudo o que escapa de suas garras.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 2007.

...espaço é a acumulação desigual de tempos.

O espaço que une e separa

Com a mundialização da sociedade, o espaço, tornado global, é um capital comum a toda a humanidade. Entretanto, sua utilização efetiva é reservada àqueles que dispõem de um capital particular. Com isso, a noção de propriedade  privada de um bem coletivo é reforçada.
Segundo Lefèbvre (1974, p.121), a “forma do espaço social é o encontro, a reunião, a simultaneidade”, enquanto “o espaço-natureza justapõe, dispersa”. Se o espaço nada mais fosse que a forma física, isso seria totalmente verdadeiro; mas o espaço social distingue-se das formas vazias pelo próprio fato de sua cumplicidade com a estrutura social. Eis porque, com o desenvolvimento das forças produtivas e a extensão da divisão de trabalho, o espaço é manipulado para aprofundar as diferenças de classes. Essa mesma evolução acarreta um movimento aparentemente paradoxal: o espaço que une e separa os homens.
Isto vale para a totalidade do espaço, mais particularmente para as cidades. “Enquanto nossas cidades crescem, a distância entre os homens aumenta”, escreveu Doxiadis (1966). A própria cidade converteu-se num meio e num instrumento de trabalho, num utensílio como a entrada na aurora dos tempos sociais. Instrumento de trabalho sui generis, pois sua matéria é dada pelo próprio trabalhador. Quanto mais o processo produtivo é complexo, mais as forças materiais e intelectuais necessárias ao trabalho são desenvolvidas, e maiores são as cidades. Mas a proximidade física não elimina o distanciamento social, nem tampouco facilita os contatos humanos não-funcionais. A proximidade física é indispensável à reprodução da estrutura social. A crescente separação entre classes agrava a distância social. Os homens vivem cada vez mais amontoados lado a lado em aglomerações monstruosas, mas estão isolados uns dos outros.
O espaço que, para o processo produtivo, une os homens, é o espaço que, por esse mesmo processo produtivo, os separa.

KOOLHAAS, Rem. Espacio basura. Barcelona: GG, 2007.

El conejo es La nueva ternera...Debido a que aborrecemos lo utilitario, no hemos condenado a una inmersión de por vida en lo arbitrario...LAX (aeropuerto de Los Ángeles): orquídeas de bienvenida – posiblemente carnívoras – en el mostrador de facturación…

La “identidad “es la nueva comida basura de los desposeídos, el pienso de la globalización para los privados de derechos…Si la basura espacial son los desechos humanos que ensucian el universo, el “espacio basura” es el residuo que la humanidad deja sobre el planeta. El producto construido (volveremos sobre eso más adelante) de la modernización no es la arquitectura moderna, sino el “espacio basura”. El “espacio basura” es lo que queda después de que la modernización haya seguido su curso o, más concretamente, lo que se coagula mientras la modernización está en marcha: su secuela. La modernización tenía un programa racional> compartir las bendiciones de la ciencia, para todo. El “espacio basura” es su apoteosis, o su derretimiento…Aunque cada una de sus partes es fruto de brillantes inventos – lúcidamente planeados por la inteligencia y potenciados por el cómputo infinito - , su suma augura el final de la ilustración, su resurrección como una farsa, un purgatorio de poca calidad…Cuando pensamos en el espacio, solo miramos sus contenedores. Como si el propio espacio fuese invisible, toda la teoría para la producción de espacio se basa en una preocupación obsesiva por lo opuesto: la masa y los objetos, es decir, la arquitectura. Los arquitectos nunca pudieron explicar el espacio. El “espacio basura” es nuestro castigo por sus confusiones.

MOELLER, Hans-Georg. Luhmann Explainded: From souls to systems. Illinois: Open Court, 2006.

Part 1: A new way of thinking about society
Charpter 2: what is real? Cibernética de segunda ordem (pg.71)

Se a realidade é concebida como uma construção cognitiva, como um efeito ou observação correlata, então, as descrições da realidade tornam-se descrições da observação. Quando a observação se torna parte integrante da realidade, já não pode ser entendida como uma espécie de ponto de Arquimedes - como Descartes alegou ter encontrado em suas Meditações. Não há um lugar onde tudo o que é bem real possa ser aterrado. Observação perde a sua simplicidade - um observador não pode observar a realidade sem levar em conta a sua própria observação como um elemento gerador de realidade. Uma visão construtivista da realidade chama a atenção para observação da observação, de modo que a observação da realidade torna-se uma observação da observação da realidade. Isto se torna observação de segunda ordem – e a teoria da observação de segunda ordem é chamada cibernética de segunda ordem. Cibernética de segunda ordem está preocupada com a realidade da construção de sistemas de observação - e aqui a expressão "sistemas de observação" tem um duplo significado: a cibernética de segunda ordem, observa sistemas que são eles mesmos sistemas de observação, é observar sistemas que são sistemas de observação. Quando a cibernética de segunda ordem, usa a expressão "sistemas de observação", o termo "sistemas" é gramaticalmente simultaneamente objeto e sujeito. Observação de segunda ordem paradoxalmente, ou "autologicamente" inclui-se nesta teoria. Os lados subjetivo e objetivo da observação se tornam igualmente válidos e mutuamente construtivos.

Part 3: Phylosophical contexts
Charpter 14: Postmodernity, desconstruction, and thecno-theory.(pg. 193)

Possivelmente, a definição mais concisa dos dois aspectos da teoria pós-moderna que tenta manter contato com Luhmann é encontrada em A Sociedade da Sociedade: "a renúncia de créditos à unidade e à transição para os conceitos, radicalmente diferencialista" (1997a, 555). Estes dois aspectos são, evidentemente, altamente interconectados. Com a "renúncia de créditos da unidade" Luhmann refere-se às declarações de Lyotard sobre o fim das metanarrativas, a declaração de que ele muitas vezes e, principalmente, com aprovação, citou. Em A Sociedade da Sociedade (1997a, 1144), ele discorre sobre o paradoxo contido nesta declaração: ela mesma é uma narrativa, então, se é verdade, ela é falsa. Luhmann sugere, portanto, uma ligeira variação. O fim das metanarrativas indica que a unidade da sociedade, ou, aliás, do mundo, já não pode ser declarado como um princípio, mas apenas como um paradoxo. Implicitamente concordando com Lyotard, ele conclui: "A fundação final (Letztfundierung) em um paradoxo classifica-se como uma das características centrais do pensamento pós-moderno. O paradoxo é a ortodoxia dos nossos tempos” (1997a, 1144).  (PG. 195). Com o pensamento pós-moderno, as metanarrativas e suas "reivindicações da unidade" chegaram ao fim. É intenção de Luhmann  substituí-los com a "superteoria". Essa transição é conceitualmente equivalente ao que foi identificado por Luhmann como a segunda característica do pensamento pós-moderno, é "uma transição para os conceitos radicalmente diferencialistas". Neste momento, muito explicitamente Luhmann abraça dois desenvolvimentos na teoria contemporânea: a desconstrução de Derrida (e de Man) e várias "tendências da ciência" (1997a, 1146) que eu vou, para sacudir a conveniência terminológica, resumir aqui como "thecnoteoria".
O artigo de Luhmann "Desconstrução como Observação de Segunda Ordem" (1993a) é um belo exemplo de como ele conecta sua própria teoria com Derrida. Como o título deste artigo sugere, Luhmann basicamente tenta demonstrar que a desconstrução é um predecessor mais ou menos imediato da teoria da observação de segunda ordem. Luhmann considera que a desconstrução recomenda "a leitura das formas como as diferenças, a olhar para as distinções sem a esperança de recuperar a unidade em um nível mais alto (ou tardio)", e isso é desconstrução do "é" e do "não é", porque "desconstrói a hipótese de presença, de qualquer relação estável entre presença e ausência, ou mesmo a própria distinção entre presença e ausência" (1993a, 766). Para Luhmann, desconstrução, portanto, reflete sobre a contingência radical de qualquer reivindicação "ontológica", especialmente na linguagem. Desconstrução revela que todas as declarações de um "é" são baseadas em distinções. Presença é então, tanto ontologicamente e temporalmente, uma construção de diferenciação. Nunca ganha total auto-identidade. Como o desconstrucionista da presença, Derrida reconhece implicitamente o estado funcional da observação de segunda ordem. Cada presença ou "é",  é o resultado de uma observação que observa a presença. Ele observa, a partir da posição de observação de segunda ordem, a construção do "ser" e, portanto, desconstrói essa construção. No entanto, a desconstrução - e este é o mais decisivo - também se aplica a si mesmo. Qualquer desconstrução é ela própria submetida a mais desconstrução, e não pode haver unidade final que eventualmente acabe com a diferença. Desconstrução, bem como observação de segunda ordem, não tem a pretensão de ser um método privilegiado de observação. O que Luhmann diz sobre a observação de segunda ordem também é o caso da desconstrução, "Ao nível da observação de segunda ordem, tudo se torna contingente, incluindo as de segunda ordem, observando a si mesmas". (1993a, 769).

JAMESON, FredricO tijolo e o balão: arquitetura, idealismo e especulação imobiliária. In: A virada cultural: reflexões sobre o pós-moderno. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2006

O significado emblemático da arquitetura hoje, assim como a sua originalidade formal, repousa em seu imediatismo em relação ao social, na “junção que ela mantém com o econômico”, o que é um imediatismo bem diferente até mesmo daquele experimentado por outras formas de artes caras, tais como o cinema e o teatro, que também são certamente dependentes de investimento. Não parece absurdo afirmar, por exemplo, que a especulação imobiliária e a nova demanda por um aumento na construção abrem um espaço no qual um novo estilo arquitetônico pode surgir, mas, para usar o consagrado epíteto, parece igualmente “redutor” explicar o novo estilo em termos dos novos tipos de investimento.As novas tecnologias ditam um novo estilo, ao mesmo tempo que respondem mais adequadamente aos objetivos dos investimentos. Isso significa, portanto, inserir uma “mediação” entre o nível econômico e o estético, o que pode começar a dar uma idéia da razão por que, em relação ao imediatismo de uma afirmativa sobre a determinação econômica, seria melhor elaborar uma série de mediações entre o econômico e o estético; em outras palavras, da razão por que precisamos de uma concepção revitalizada da própria mediação.