sobre objetos interativos
about interactive objects

marcelo tramontano

Esse segundo número da V!RUS trata do tema dos objetos interativos providos de interfaces eletrônicas, chamados no jargão técnico de interfaces tangíveis.

O interesse de se estudar esse tema nas áreas de arquitetura e design é enorme. Antes de mais nada, pela própria tangibilidade que é, em última instância, a qualidade maior da arquitetura. Em seguida, pelas possibilidades transdisciplinares que a concepção de espaços dotados de mídias digitais naturalmente abre. Finalmente, pela perspectiva de podermos rediscutir a própria noção de programa em arquitetura, considerando as influências crescentes da comunicação mediada no quotidiano das pessoas.

O que estamos chamando aqui de objeto pode corresponder a quatro diferentes escalas: a escala do corpo, a escala dos pequenos objetos e do mobiliário, a escala das edificações, e a escala de fragmentos urbanos. Cada uma delas relaciona-se mais estreitamente com diferentes sub-áreas da arquitetura, do design e da computação, constituindo sub-áreas reconhecidas academicamente em agências internacionais e reuniões científicas.

Além disso, a colaboração fundamental com as engenharias elétrica, eletrônica e mecânica contribui para que o exercício de criação de objetos de arquitetura e design dotados de mídias digitais se constitua em uma interlocução rica e estimulante, capaz de ampliar, conjugar e requalificar esses campos do saber.

Nesse número da V!RUS, decidimos apresentar aos leitores alguns dos novos membros do comitê editorial cujo trabalho relaciona-se com o tema dos objetos interativos. Assim, convidamos o filósofo Ruy Sardinha, o arquiteto Fábio Duarte e o engenheiro Azael Camargo para dialogarem através de seus textos utilizando-se de metáforas de objetos animados presentes nos contos infantís.

Também convidamos o artista multimídia Maurice Benayoun para apresentar sua instalação Cosmopolis, construída no âmbito do Ano da França na China, em 2006, na qual São Paulo é uma das doze metrópoles escolhidas para compor uma cidade imaginária virtual.

A artista Lucia Leão aceitou nosso convite para apresentar e comentar fontes e referências sobre o tema, auxiliando leitores a se aprofundarem ou se atualizarem no assunto.

Cumprindo um dos objetivos da V!RUS que é estimular diálogos entre as contribuições externas e os trabalhos em curso no Nomads.usp, Gabriela Carneiro e Marcelo Tramontano propõem uma breve revisão de alguns conceitos fundamentais para a compreensão do tema dos objetos interativos.

Além disso, Cynthia Nojimoto e vários pesquisadores do Nomads.usp apresentam leituras sobre três objetos interativos produzidos no Núcleo: Z.IP - na escala do corpo, Éos - na escala do mobiliário, e Pix - na escala do edifício.

Anja Pratschke relata e comenta a entrevista realizada recentemente em Londres com o arquiteto Usman Haque, autor de belas interfaces tangíveis em escala urbana. E Varlete Benevente relembra os caminhos trilhados pelo Nomads.usp desde as pesquisas sobre Habitação até o interesse mais recente pelas formas de habitar que incluem mediação eletrônica.

Procuramos explorar o meio web de diversas maneiras, com vídeos, animações, sugestões de navegação, possibilidades de comentários por parte dos leitores, entre outros.

Esperamos que esse número da V!RUS possa, dentro de seus limites tão simples, contribuir para ampliar a reflexão sobre uma arquitetura e um design mais em fase com nosso tempo.

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Marcelo Tramontano é arquiteto, Doutor e Livre-docente em Arquitetura, Professor Associado na Universidade de São Paulo e coordena o Nomads.usp.

Marcelo Tramontano is an architect, PhD in Architecture and Associate Professor at the University of São Paulo. He directs Nomads.usp.

This second V!RUS issue is about the subject of interactive objects equipped with electronic interfaces, and called in the technical jargon 'tangible user interfaces'.

There is a huge interest in the study of this subject for architecture and design. First of all, because of the tangibleness itself, which is subsequently one of the main qualities in architecture. Second, because of the transdisciplinary possibilitie, that are naturally opened up by the creation of places with digital media. Finally, because of the perspective of re-discussing the notion of an architectural program, considering the growing influences of mediated communication in everyday life.

What we are calling here an object can actually correspond to four different scales: one of the bodies, one of the small objects and furniture, one of the buildings and the one of urban fragments. Each of them is more tightly related to specific areas of architecture, design and computation. They consist of knowledge fields recognized by international agencies and scientific conferences.


Besides, the important collaboration with electrical, electronic and mechanical engineering contributes to make the exercise of creation of objects equipped with digital media a rich and fostering dialog, able to expand, to combine and to re-qualify all of these areas.


In this issue, we decided to present to our readers some of the new members of the Editorial Committee, whose research is related to the subject of the interactive objects. Thus, we invited the philosopher Ruy Sardinha, the architect Fabio Duarte and the engineer Azael Camargo to dialogue through their texts and by using a common theme of a metaphor of animated objects present in children tales.


We also invited the French multimedia artist Maurice Benayoun to present his installation Cosmopolis, built within the Commemoration Year of France in China in 2006, in which São Paulo is one of the twelve metropolises chosen to be part of an imaginary virtual city.

Further on, the artist Lucia Leao has accepted our invitation to present and comment sources and references on the issue's subject, supporting readers to go deeper in the understanding of the theme.

Targeting to foster dialogues between external contributions and the ongoing work at Nomads.usp, Gabriela Carneiro and Marcelo Tramontano propose a short review of some fundamental concepts to the understanding of the interactive objects.

Alongside, Cynthia Nojimoto in collaboration with other Nomads.usp researchers present readings of three interactive objects produced at the Center: Z.IP - at the scale of the body, Éos - at the scale of the furniture, and Pix -at the scale of the building.

Anja Pratschke reports and comments the interview, she realized recently in London with the architect Usman Haque, author of very beautiful tangible interfaces in the urban scale. Varlete Benevente reminds the historical paths Nomads.usp has gone since its early interests in habitation to the ways of living containing electronic mediation.

We searched to explore the web environment in several forms, by inserting videos, animations, slides presentation, suggestions for navigation, possibilities of feedback by the readers by inserting comments, among others.

We hope that this issue of V!RUS can contribute within its limits to broaden the reflection on an architecture and a design in context with our time.


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