Andamento

Cumprimento dos créditos em disciplinas
Produção Arquitetônica Paulista do Século XIX até Meados do Século XX” – IAU-USP
“Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado no Brasil: Critérios, Agentes e Práticas” – FAU-USP
Cidade, História e Patrimônio Cultural” – FAU-USP
“Documentário e Cidade: Pensamento Crítico e Experimentação” – IAU-USP
“Tecnologias Digitais na Documentação do Patrimônio Arquitetônico” – IAU-USP
“Concepção Arquitetônica e Cultura Digital” – IAU-USP [Ouvinte]

Estágio de docência
“Informática para arquitetura I” – IAU-USP
“Cultura, Ambiente e Sustentabilidade II” – EESC-USP

Co-coordenação de projeto de extensão
“Percursos Virtuais: Colaboração em Narrativas do Patrimônio Cultural de São Carlos, SP”, realizado em colaboração com a Fundação Pró-Memória de São Carlos de São Carlos. Atividade de cultura e extensão que busca investigar o uso de tecnologias multimídia, webdesign , QR Code para concepção de interfaces interativas e colaborativas de registro do patrimônio cultural de São Carlos.

Co-orientação de pesquisas de iniciação científica
Levantamento e leituras de estudos de caso sobre a inserção de recursos digitais na gestão e preservação do patrimônio
Qr Code para Memória e Preservação
Desenvolvimento de Plataforma digital baseada no código Consul junto ao patrimônio cultural da cidade de São Carlos-SP

Participação em pesquisa piloto
Cartografias Urbanas”, que se configurou como quatro ações realizadas com a população no Bairro Bela Vista, em São Carlos: 1. desenho digital, 2. fotografia, 3. captação de áudio, e 4. fabricação digital de pequenas estruturas. Segundo o site da pesquisa: “Os moradores do bairro Boa Vista, em São Carlos, trouxeram seus sonhos, suas memórias, seus desejos, vieram desenhar com a gente em tablets, filmar, gravar sons, em uma tarde quente de final de inverno. Produzimos conhecimento juntos sobre o bairro, e depois pusemos tudo no mapa online aqui abaixo. Ao clicar nos pins e explorar o mapa, novas informações sobre esse fragmento urbano podem ser acessadas. Suas dinâmicas, palavras em seus muros, sons costumeiros de seu dia-a-dia, que normalmente não fazem parte dos registros dos mapas” (http://www.nomads.usp.br/ cartografiasurbanas/mapa/).

Colaboração em projetos
EMAPIC
iPatrimônio

Apresentação de Trabalhos
Flash! 6 – Transdisciplinaridade na gestão do patrimônio cultural
IAU5810-1 – Documentário e Cidade: Pensamento Crítico e Experimentação
Flash! 7 – Patrimônio cultural e processos decisórios
2° Simpósio Científico Icomos Brasil 2018 - Infopatrimônio: mapeamento e divulgação do patrimônio cultural
Café com Pesquisa 2019 – iPatrimônio: plataforma digital de georreferenciamento de informações sobre o patrimônio cultural brasileiro
3° Simpósio Científico Icomos Brasil 2019 - iPatrimônio: acesso à informação sobre o patrimônio cultural brasileiro

Avaliadora de evento científico
SIICUSP 2018

Participação em workshops e cursos
Do real ao virtual“, realizado em São Carlos, no dia 31/05/2016. Ministrado por MSc. Débora Verniz. Utilizadas amplamente no campo da Conservação, Restauro e Patrimônio, as técnicas de digitalização 3D permitem dar resposta a uma generalidade de problemas relacionados à documentação arquitetônica. Este workshop foi voltado à técnica da Fotogrametria Gitial Terrestre (FDT). Fotogrametria é a ciência que estuda as elações métricas de um determinado objeto por meio de imagens. Ela vem sendo utilizada na digitalização de edificações e obras de arte.

Introdução ao QGIS com enfoque social”, onde aprendeu os passos básicos para utilizar o programa de Informação Georreferenciada com os dados do IBGE. Essa será uma ferramenta importante para análise de dados socioeconômicos brasileiros.

Inteligencia Colectiva para la Democracia”, realizado no MediaLab Prado, em Madri, entre 18/11 a 02/12/2016. Foram realizados oito projetos tecnológicos com a finalidade de desenvolvimento de novos paradigmas de participação, legislação colaborativa e ferramentas para deliberação democrática. A pesquisadora participou do projeto “Integración de la localización geográfica en la participación ciudadana mediante la conectividad entre CONSUL y EMAPIC  (A Coruña, España)”, onde entrou em contato com profissionais e pesquisadores da plataforma online Consul, desenvolvida e utilizada em Madri como portal aberto do governo para participação, transparência e dados abertos. Destaca-se a votação em propostas populares de melhoria da cidade. O API desenvolvido durante o workshop possibilita o georreferenciamento dos votos, para saber quais as regiões que mais aceitaram cada proposta. Os desenvolvedores do EMAPIC estão sediados na Universidad La Coruña, no CartoLab. O objetivo do API era “ampliar a gestão inteligente da participação cidadã, valorizando o componente espacial e geográfico da participação”, buscando proporcionar “novas formas para entender a sociedade e gerir nossos bairros” (MEDIALAB).

Mapeamento Colaborativo na ZL“, realizado na Okupação Cultural Coragem, Itaquera, São Paulo-SP, entre os dias 9 e 12/05/2017. Encontros de formação prática com foco em softwares livres e ferramentas online de mapeamento colaborativo. O objetivo é compartilhar instrumentos que fortaleçam a articulação territorial de coletivos e agentes culturais.

Visualizando mapas históricos na cidade atual“, realizada no MobiLab, São Paulo-SP, no dia 19/08/2017. Oficina prática de utilização de softwares livres para referenciar e sobrepor um mapa histórico de São Paulo na cidade atual. Após organização, os mapas são hospedados online para que possam acessá-los a partir de smartphones. Por fim, em caminhadas pela cidade, por meio de smartphones, os mapas históricos podem ser visualizados sobrepostos à cidade atual.

Curso de Extensão em Administração Pública da Cultura“, “objetiva fortalecer a atuação dos administradores públicos e conselheiros de cultura, mas ampliou sua atuação desde sua primeira edição, sendo agora oferecido sem restrições de atuação. Ele faz parte de um esforço de formação de gestores públicos e conselheiros de cultura que tem sido realizado pelo Ministério da Cultura em parceria com universidades brasileiras. A formação de gestores públicos é fundamental para que se consolidem algumas das políticas que têm reestruturado as relações entre os entes federados na área da cultura, notadamente o Sistema Nacional de Cultura” (www.ufrgs.br/admcultura/).

Curso de Difusão Patrimônio Cultural Imaterial, Interfaces e Novas Mídias“. “O curso proporcionará aos participantes a imersão em conceitos e cases de projetos documentários interativos além de incluir um ateliê de formatação de projetos multimídia para promoção do patrimônio cultural com ênfase nas possíveis narrativas em torno da figura de Dona Yayá, particularmente na personagem histórica e as questões de saúde mental e de gênero relacionadas à sua trajetória e à “Casa de Dona Yayá” e suas relações com os vizinhos e frequentadores.
A atividade debaterá a relação entre uso criativo do processo documental e o fomento ao diálogo sobre diversidade cultural, memória e território; e como combinar fotografia, vídeo e áudio em projetos transmídia para promoção de bens culturais. Os tópicos incluem: patrimônio cultural imaterial e salvaguarda, narrativas e cartografias participativas, produção documental interativa e plataformas colaborativas de conteúdo.” (https://www.facebook.com/cpcusp/posts/831205123727042)

Curso Completo de VideoMapping“, que é uma técnica que permite projetar imagens, vídeos e animações sobre relevos e superfícies pouco convencionais de modo a salientar determinadas características do espaço. Pode ser utilizada em fachadas de edifícios, ambientes internos, cenografias de eventos, teatros e instalações em geral. O workshop abordou todas as etapas e medidas necessárias para a criação e execução de um projeto em videomapping. O foco foi bastante técnico e abordou temas como resolução, lentes e tecnologias de projetores, softwares e servidores.

Inventariado participativo de referências culturais“, que tem como objetivo apresentar e vivenciar a experiência do Inventário Participativo de Referências Culturais como instrumento educativo e político, promovendo o entendimento da metodologia a partir de abordagens teóricas e práticas. Será apresentado o Inventário Participativo de Referências Culturais por meio de suas bases históricas e conceituais, problematizando o campo da Educação Patrimonial, bem como compartilhando e auxiliando experiências de inventariar.

Participação em eventos

XIV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo: visões e revisões do século XX
Palestra “Embodyment, big data and the city
Seminário do Projeto Cartografias Urbanas
Seminário Flash! 6 - Apresentação “Transdisciplinaridade na gestão do patrimônio cultural”
Seminário “Memória, Resistência e Políticas Culturais na América Latina”
Fórum “Direito à Cidade: Desafios para uma Agenda Metropolitana
Seminário “Diálogo na Arquitetura e Engenharia”
Palestra “Paisagem: Cidade e espaços livres”
Semana do Patrimônio 2017: Construindo histórias
Jornada do Patrimônio 2017
Encontro de artistas em diálogo 2017
Seminário Flash! 7 - Apresentação “Patrimônio cultural e processos decisórios”
Palestra “Tecnologias digitais e documentação do patrimônio arquitetônico”
2° Simpósio Científico Icomos Brasil 2018
Encontro de artistas em diálogo 2018
WordCamp 2018
SIGRADI 2018 – XXII Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital
5° Seminário de Acompanhamento do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP
26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP
1ª Semana da Pós-Graduação IAU.USP
Café com Pesquisa 2019
3° Simpósio Científico Icomos Brasil 2019

Publicações

Tecendo a cidade: a quem cabe a decisão de preservar?
Weaving the city: to whom the decision to preserve?
Infopatrimônio: direito à memória
Infopatrimônio: right to memory
Infopatrimônio: mapeamento e divulgação do patrimônio cultural (v.1, p. 2524-2542)
Infopatirmônio: multiplicador de agentes do patrimônio cultural
Missões Jesuíticas como Sistema: revisão de estratégias e propostas para o futuro [no prelo Seminário Internacional sobre Preservação Cultural no Território Trinacional]
Patrimônio Cultural Colaborativo: Integração e Gestão [no prelo Seminário Internacional sobre Preservação Cultural no Território Trinacional]
iPatrimônio: acesso à informação sobre o patrimônio cultural brasileiro [no prelo 3° Simpósio Científico Icomos Brasil 2019]

Be First to Comment

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *