* Nova Cartografia Social da Amazônia

Link

Local: Amazônia (Brasil – Colômbia)

Ano: 2005-?

Responsável pelo projeto: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)/Fundação de Apoio Institucional Muraki

Coordenação: Alfredo Wagner Berno de Almeida

Breve descrição: “O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) tem como objetivo dar ensejo à auto-cartografia dos povos e comunidades tradicionais na Amazônia. Com o material produzido, tem-se não apenas um maior conhecimento sobre o processo de ocupação dessa região, mas sobretudo uma maior ênfase e um novo instrumento para o fortalecimento dos movimentos sociais que nela existem. Tais movimentos sociais consistem em manifestações de identidades coletivas, referidas a situações sociais peculiares e territorializadas. Estas territorialidades específicas, construídas socialmente pelos diversos agentes sociais, é que suportam as identidades coletivas objetivadas em movimentos sociais. A força deste processo de territorialização diferenciada constitui o objeto deste projeto. A cartografia se mostra como um elemento de combate. A sua produção é um dos momentos possíveis para a auto-afirmação social. É nesse sentido que o PNCSA busca materializar a manifestação da auto-cartografia dos povos e comunidades nos fascículos que publica, que não só pretendem fortalecer os movimentos, mas o fazem mediante a transparência de suas expressões culturais diversas” (novacartografiasocial.com).

“A equipe de colaboradores do PNCSA é composta por 19 doutores (em Antropologia, Direito, Geografia, Biologia, Sociologia e História), 14 doutorandos, 22 mestres, 16 mestrandos, 7 especialistas 12 bacharéis e 10 bacharelandos. Participaram das oficinas de mapas mais de 1.800 agentes sociais entre março de 2005 e janeiro de 2009, mapeando seus respectivos movimentos sociais e reafirmando suas territorialidades específicas” (novacartografiasocial.com).

Público-alvo: Todos os estados do Bioma Amazônia: 27 povos e comunidades tradicionais da região e a Rede de Povos e Comunidades Tradicionais e Pesquisadores, que compreende cerca de 70 pesquisadores

Referências:
Nova Cartografia Social
Financiamentos
Publicações do projeto
Fundo Amazônia

Be First to Comment

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *