* Extremadura

Plan de Alfabetización Tecnológica de Extremadura

Local: Extremadura-Espanha

Ano: 1999-Atual

Breve descrição: Política de implantação de Novos Centros do Conhecimento (NCC), centros tecnológicos públicos equipados com Internet banda larga gratuita e equipamentos (computadores, impressoras, câmeras fotográficas etc.), utilizados com o auxílio de dois técnicos especializados, cursos e apostilas. Além disso, foi criado um portal com cursos e . O projeto buscou, por meio do acesso da população à tecnologia e melhor educação, evitar o êxodo para outras regiões.

Linhas de atuação:

  • Inclusão digital e empregabilidade;
  • Empreendimento, autônomos e PME: eficiência, produtividade e compettividade digital;
  • Segurança na Rede: sensibilização, confiança e formação;
  • Cidadania digital e governo aberto: chaves e tendências na sociedade do conhecimento;
  • Serviço público digital;
  • Formação online;
  • Conexões com especialistas.
Em 2017, os CNNs estão distribuídos pelo território de Extremadura da seguinte forma:
——————————————–

 

A seguir, trecho da dissertação “Missões Jesuíticas como Sistemas”, 2014, p. 197-203.

A Sociedade do Conhecimento que se configura em torno da transmissão digital, gera novas oportunidades para o uso e a difusão da informação. Já não são uns poucos que comunicam a informação para milhões, mas são milhões que comunicam a outros milhões de pessoas a informação, no que se está chamando também de “sociedade relacional”, fundamentalmente pelas infinitas oportunidades de intercâmbio e comunicação que gera (JUNTAEX; AUPEX, 2004d, p. 10, tradução nossa ).

Neste contexto, foi iniciado em 1999 o projeto Plan de Alfabetización Tecnológica y Software Libre de Extremadura , em uma parceria entre a Junta de Extremadura, a Associação Regional de Universidades Populares de Extremadura – Aupex e os Municípios, consistindo na implantação de Novos Centros do Conhecimento (NCC) – espaços públicos equipados com Internet banda larga gratuita , computadores, impressora, scanner, webcam e máquina fotográfica digital, utilizados com o auxílio de dois técnicos especializados – e na construção de uma interface virtual (baseada no software livre GnuLinEx), que contém sete espaços básicos: web labores, genealogia em rede, sinos em rede, rota gastronômica, ofícios perdidos, la picot e álbum fotográfico. Também estão disponíveis outros projetos, como periódicos, rádio e televisão. Os NCC oferecem cursos e apostilas de capacitação básica – disponibilizados também online – que baseiam a aprendizagem da tecnologia digital em aspectos do cotidiano da população.

Apesar de ser um projeto antigo, com quatorze anos, ainda está em curso e é referência em sua atuação como propulsor de inclusão digital e em seus resultados em relação à adesão popular. O projeto possui atualmente quarenta e cinco espaços físicos de difusão do conhecimento, distribuídos pela região. Levando estes conceitos para o caso das Missões Jesuíticas, poderiam ser realizados eventos de promoção da interface criada para seu entendimento e uso pela população.

Além do trabalho de inclusão digital, o projeto dedica uma atenção especial aos idosos que, segundo Jae Eun Chung et al (2010), não se sentem aptos a utilizar a Internet, por um preconceito em tentar utilizá-la, já que a maioria não teve dificuldades. Estes são personagens importantes para o patrimônio de uma sociedade por deterem o conhecimento sobre o passado, a memória de grupos sociais, e por isso sua utilização das mídias digitais deve ser incentivada. Dessa forma, no contexto da preservação do patrimônio cultural, este projeto é sensível a questões ressaltadas pelo historiador inglês Bill Schwarz (1992, p. 70), que envolvem a história oral, as memórias e esperanças de pessoas comuns e as relações sociais da produção de conhecimento histórico. De modo que os projetos online que o Plano de Alfabetização Tecnológica desenvolve funcionam como poderosos instrumentos para a dinamização de cidadãos e localidades (JUNTAEX; AUPEX, 2004b, p. 7), proporcionando uma transformação pessoal e coletiva.

Merece especial menção o item intitulado álbum fotográfico, que se mostrou uma importante ferramenta para resgatar e preservar a memória popular. Nele são reunidas imagens antigas de pessoas; fotografias de eventos como romarias, aniversários, festas; imagens da cidade e das atividades nela realizadas; viagens; todas trazidas pelos participantes e que auxiliam no entendimento do cotidiano e da história desta região. Totalizando 6.000 fotografias até o ano de 2004, que constituem “Pequenos tesouros acumulados com carinho em caixas para uma posteridade incerta” (JUNTAEX; AUPEX, 2004a, p. 9, tradução nossa ), que são resgatadas por projetos como este e que fazem emergir nos participantes e na comunidade um sentimento de pertencimento que reforça a identidade cultural deste lugar.

Página inicial do Álbum Fotográfico: imágenes para el recuerdo. Fonte: JUNTAEX; AUPEX, 2004c, p. 28.

Para viabilizar a realização destas atividades, os desenvolvedores consideraram o acesso aos equipamentos e programas adequados e a necessidade de promover a competência operacional nos participantes, fatores essenciais segundo Menezes (2007, p. 62). Com este objetivo, foram disponibilizados cartilhas de inserção digital e centros de alfabetização tecnológica que buscam ser

[...] espaços públicos, de acesso livre e democrático à Rede, dotados de equipamentos de informática suficientes para que cidadãos e organizações sociais, econômicas e culturais conheçam, pratiquem e experimentem as oportunidades que as Tecnologias estão gerando e podem gerar na região (JUNTAEX; AUPEX, 2004d, p. 6, tradução nossa ).

A análise deste projeto é importante para a formulação de um olhar diferenciado sobre a preservação e divulgação das Missões Jesuíticas porque se importa com algumas atividades consideradas importantes para o pleno desenvolvimento das Missões em relação à pesquisa, preservação e divulgação e que, segundo o entendimento desta pesquisa, devem ser direcionadas aos órgãos responsáveis e à população:

1. Sensibilizar e mostrar as possibilidades e oportunidades que as TICs [Tecnologias de Informação e Comunicação] oferecem, despertando seu interesse e gerando na população novas necessidades. Dada a heterogeneidade dos coletivos e usuários que participam dos Itinerantes, se desenham ferramentas de alfabetização em função das necessidades, interesses e perfis dos grupos e usuários. São estas ferramentas, junto com outras propostas feitas pelos próprios participantes, colaboradores e agentes sociais, as utilizadas no processo de alfabetização. (JUNTAEX; AUPEX, 2004d, p. 12, tradução nossa )

Para que a educação patrimonial ocorra pelos meios digitais, é importante que a comunidade seja acostumada a utilizar computadores e interfaces. Para que ela se sinta estimulada a utilizar a interface, é de maior eficiência o uso de atividades propostas pelos próprios usuários e que envolvam ações já realizadas por eles no cotidiano. Cabe aos órgãos públicos a realização de atividades para promover a interface e o incentivo a seu uso nas escolas.

2. Tecer redes de colaboração com outros organismos e instituições públicas e privadas e envolvê-los no desenvolvimento tecnológico de Extremadura. Pretende-se envolver na organização dos diferentes eventos programados, para os municípios, universidades populares, associações, centros educativos… para deste modo, criar a necessidade de investir nas TICs, engajando, criando iniciativas e somando esforços ao trem do progresso tecnológico que já está em marcha na nossa região. (JUNTAEX; AUPEX, 2004d, p. 12, tradução nossa )

Como já mencionado, a implementação de uma interface digital com ferramentas de interação, como e-mails ou chats, é essencial para que os agentes exerçam suas funções de forma eficiente e a preservação seja plena nos âmbitos de pesquisa, preservação e divulgação. Criando um sistema de preservação que valorize o patrimônio e justifique sua permanência.

3. Difundir a cultura local e regional através da participação e do compromisso coletivo dos vizinhos das localidades em que o PAT está presente através dos itinerantes. É um objetivo fundamental conseguir que os usuários do projeto de Alfabetização Tecnológica Itinerante participem ativamente das atividades e dos projetos que são concebidos pelo PAT como ferramentas de alfabetização tecnológica com o propósito de difundir e coletar a cultura local e regional de tais localidades, gerando um espaço de encontro social e virtual enquanto se promove a transferência de conhecimento. E uma das fórmulas mais adequadas é “levar”, em seu sentido mais dinâmico, as tecnologias a populações pequenas com o objetivo de convertê-las em testemunhas de seu passado, de seu presente e da construção de seu futuro (JUNTAEX; AUPEX, 2004d, p. 12, tradução nossa).

 
Referências:
Missões Jesuíticas como Sistema
JUNTAEX; AUPEX. Álbum fotográfico: imágenes para el recuerdo. Extremadura: AUPEX, 2004a.
JUNTAEX; AUPEX. Alfabetización tecnológica itinerante. Extremadura: AUPEX, 2004b.
JUNTAEX; AUPEX. Campanas extremeñas em la Red. Extremadura: AUPEX, 2004c.
JUNTAEX; AUPEX. Periódico digital NCC. Extremadura: AUPEX, 2004d.

Be First to Comment

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *