* Mapeo

Mapeo – Cartografia Cultural no Noroeste Amazônico

Local: Brasil e Colômbia

Ano: 2009-Atual

Breve descrição: Projeto para registro cartográfico e salvaguarda de sítios sagrados dos indígenas do noroeste amazônico.

“A presidente da Foirn, Almerinda Ramos de Lima, da etnia Tariano, reforçou a importância da iniciativa para os povos indígenas da região e disse esperar que o reconhecimento e apoio dado pelos governos do Brasil e Colômbia possam se manter e se fortalecer nos próximos anos. De acordo com Almerinda, os sítios sagrados e os conhecimentos a eles associados são de fundamental importância para os povos indígenas do noroeste amazônico: são fontes de vida e de práticas milenares de manejo ambiental e também da medicina tradicional até hoje valorizadas e utilizadas cotidianamente pelos povos indígenas.
[...]
O primeiro deles é uma publicação binacional elaborada coletivamente por todas as instituições que participam da iniciativa. Constitui um primeiro produto conjunto e um primeiro informe de avanços do projeto, com informações gerais sobre o noroeste amazônico e os povos indígenas e apresentação de algumas experiências de cartografia cultural e documentação de sítios sagrados desenvolvidas pelas comunidades e associações indígenas dos dois lados da fronteira do noroeste amazônico, com apoio das ONGs e órgãos governamentais que fazem parte da iniciativa.
O segundo produto é um vídeo informativo de uma das ações empreendidas pelo projeto: uma expedição pelo Rio Negro, denominada Anaconda, para identificação e documentação de sítios sagrados, da qual participaram diversos conhecedores e lideranças indígenas do Brasil e da Colômbia e mais alguns pesquisadores não indígenas, incluindo representantes do Iphan e Ministério da Cultura da Colômbia. O intuito é que com a divulgação do vídeo, a iniciativa de salvaguarda de sítios sagrados no noroeste amazônico possa ser conhecida por um público mais amplo” (Instituto Socioambiental).

Cartografia dos sítios sagrados : iniciativa binacional Brasil-Colômbia / Primeiro informe de avanço, p. 1

Referências:
Iphan