Metodologia

A pesquisa irá utilizar procedimentos metodológicos de várias naturezas. Inicialmente, o desenvolvimento do trabalho será permeado por consultas a fontes de dados secundárias, como livros, dissertações e teses, artigos, revistas, sites na Internet, entre outros. Nessa fase, a pesquisa proposta possuirá um caráter descritivo e analítico com uma abordagem teórico-metodológica de campos específicos do conhecimento, como: Arquitetura, design, projeto arquitetônico, mídias digitais, Semiótica, Cibernética de Segunda Ordem e Cibersemiótica. Junto com o desenvolvimento teórico, propõe-se uma aplicação experimental prática junto ao Nomads.usp, utilizando sua estrutura, uma vez que a pesquisa científica pode ser potencializada pela espiral entre teoria e prática, na qual o conceito e a técnica se alimentam um do outro. Portanto, a pesquisa será dividida em dois processos desenvolvidos em paralelo, o teórico e o experimental, cada um prevendo as seguintes etapas: 

a) Processo Teórico:
- Resenha e aprofundamento da bibliografia;
- Estruturação de conceitos;
- Desenvolvimento dos capítulos da tese;
- Ajustes e refinamentos.
- Publicações

b) Processo Experimental:
- Realização de experimentos junto a disciplinas ministradas pela Professora Doutora Anja Pratschke, junto ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da EESC-ESP, por meio do programa de estágio PAE.
- Realização de experimentos em Performance em Arquitetura: revisão do processo de projeto na cultura digital, projeto encaminhado e aprovado de acordo com o edital MCT/CNPq/MEC/CAPES Nº 02/2010 processo 400877/2010-4, vinculado a atividades de pesquisa junto ao grupo Nomads.usp, utilizando sua estrutura.
Fazem parte deste projeto as seguintes pesquisas do Nomads.usp, orientadas pela Professora Doutora Anja Pratschke:
*Práticas de ensino híbridas em arquitetura suportadas pela fabricação digital e prototipagem rápida. Daniel Morais Paschoalin. Mestrado
* Interação Sistema-Ambiente: ações qe buscam a estabilidade mútua. Willes Kengo Shimo. Iniciação Científica.
* Introdução à informática para Arquitetura: design paramétrico no processo projetual arquitetônico. Eduardo Lourenço Costa. Iniciação Científica.
- Definição de um experimento dentro do universo proposto pelo projeto T- híbridos: meios digitais, comunidades e ações culturais (processo FAPESP 09/51457-5). O projeto objetiva a formulação de políticas públicas capazes de estimular o reconhecimento e valorização de diversidades culturais, socioeconômicas, étnicas e regionais, entre grupos de cunho cultural promovidas pelo terceiro setor, auxiliadas pelo uso de mídias digitais. Propõe a construção coletiva de espacialidades híbridas – combinando as instâncias concreta e virtual – em territórios urbanos através de ações culturais, elementos principais em torno dos quais se estrutura. As ações culturais dizem respeito às atividades e experimentos a serem realizados envolvendo pesquisadores, comunidades e parceiros, locais e remotos. É no âmbito dessas ações que se busca promover o reconhecimento de diversidades, por exemplo, aproximando populações através da rede, e incentivando possibilidades de comunicação através dos meios digitais,
- Ampliação do corpus de análise, dentro de um universo possibilitado por estágio no exterior, priorizando instituições que apresentem uma produção consistente e atual em relação aos interesses da pesquisa.
- Levantamento e aprofundamento das questões técnicas necessárias;
- Análise de resultados;
- Versão final e revisão.
- Defesa
- Publicação
Deste modo, a pesquisa trabalhará aproximando-se do assunto a ser investigado sem uma teoria a ser testada à priori, com o desejo de compreender uma determinada situação, assim como e porque seus participantes agem de determinada maneira, frente a determinados fenômenos. Ao final, a pesquisa chegará a algumas conclusões, que se constituirão em teorias emergidas do processo de análise dos dois processos: teórico e experimental.