EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

políticas, relações de poder e ações afirmativas

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Apresentação

Com a publicação de seu quinto número, a série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial consolida-se como um importante instrumento de referência, em nível nacional, para pesquisas, ações e projetos que envolvem a prática educativa aliada à gestão do patrimônio cultural. Assim, a Superintendência do Iphan na Paraíba, por meio de sua Casa do Patrimônio, busca contribuir e incentivar a produção de conhecimento na área e democratizar o acesso às reflexões e práticas no âmbito da educação patrimonial que são empreendidas em todo o Brasil.

Este quinto número, intitulado “Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas”, busca criar um painel sobre o tema enquanto interface das políticas públicas – em suas diversas acepções – e sociedade, como espelho das relações de poder nela presentes e enquanto espaço potencial para ações afirmativas dos diversos grupos que conformam a sociedade brasileira. Os artigos que o compõem demonstram a diversidade de ações e pensamentos que estão sendo produzidos em torno do tema, tanto dentro como fora da academia. Além disso, indicam como as reflexões têm avançado teoricamente e como as práticas aqui descritas se relacionam com as atuais diretrizes defendidas pelo Iphan e divulgadas na sua publicação “Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos”, amplamente disseminada a partir de 2014.

As experiências apresentadas e as reflexões propostas abordam, entre outros aspectos, o importante papel que os diversos atores sociais têm para o reconhecimento e para a gestão efetiva dos bens patrimoniais; o papel da educação enquanto instrumento fundamental de mediação entre estes mesmos atores e entre Estado e Sociedade, e o fato de que o patrimônio cultural brasileiro é mais amplo e diverso que os bens acautelados pelo Estado. Também os campos de conflitos que envolvem a gestão e a apropriação do patrimônio cultural, a transversalidade da educação patrimonial, a participação de diferentes atores sociais na concepção de políticas para área, entre outros, são temas que permeiam esta publicação e que procuram provocar novas reflexões e (re)pensar sobre as lacunas ainda inerentes ao campo.

A série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial, editada e organizada pela Superintendência do Iphan na Paraíba, pretende ser um instrumento nessa rede de discussões. Para tanto, desejamos um bom uso e boa leitura das reflexões publicadas neste número.

Claudio Nogueira
Superintendente do Iphan na Paraíba

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