Percursos Virtuais

Percursos Virtuais: Colaboração em Narrativas
do Patrimônio Cultural de São Carlos, SP

Projeto de extensão relacionado à pesquisa de doutorado “Patrimônio Cultural Colaborativo”.

Professora responsável: Anja Pratschke
Alunas de Doutorado: Sandra Schmitt Soster, Jessica Tardivo
Alunas de graduação: Maria Clara Cardoso, Maria Vitória do Nascimento Inocêncio
Colaboradores Fundação Pró-Memória: Rodrigo Santiago Peronti, Cláudia Regina Danella, Débora de Almeida Nogueira, Mariana Lucchino, Fábio Fontana de Souza.

Resumo
A divulgação do patrimônio cultural são-carlense vem sendo realizada pela Fundação Pró-Memória por meio de seu site e de seu Facebook, por meio de informação em placas afixadas às fachadas das edificações tombadas e por meio da série impressa “Percursos”. Essa série está em sua quarta edição e contém um pequeno mapa, onde as edificações de interesse histórico (tombadas ou não) aparecem numeradas, e um conjunto de postais contendo foto e uma breve apresentação (em português, inglês e espanhol) de cada uma das edificações.

Contudo, a série “Percursos” é um material de boa qualidade gráfica, cujo valor de venda não é acessível a toda a população. Buscando ampliar a faixa de cidadãos alcançados pelas ações de educação patrimonial, em junho de 2017, a Fundação Pró-Memória firmou parceria com o grupo de pesquisa Nomads.usp para o desenvolvimento de projeto de utilização de dispositivos móveis (celulares e tablets) para a divulgação dos bens patrimoniais são-carlenses.

Nesse contexto, o presente projeto de extensão foi concebido como uma atividade que busca o uso de tecnologias multimídia, webdesign , QR Code para concepção de interfaces interativas e colaborativas de registro do patrimônio cultural de São Carlos.

O projeto “Percursos Virtuais: Colaborações em Narrativas do patrimônio Cultural de São Carlos” é fruto de uma parceria firmada no ano de 2017 pela Fundação Pró-Memória da cidade de São Carlos e o grupo de pesquisa Nomads.usp. A elaboração do trabalho se dá em torno do desenvolvimento de possibilidades que visam fomentar e proporcionar um maior contato entre a população e os bens patrimoniais da cidade de São Carlos. 

Investigando viabilidades de usos de recursos digitais e suas aplicações em prol do patrimônio busca-se desenvolver atividades educativas e interativas que terão como meio de contato com o público interfaces acessadas por meio de dispositivos móveis. Realizada a leitura dos QR Codes fixados em edificações de relevância histórica e cultural, os usuários irão se deparar com uma plataforma que lhes disponibiliza possibilidades de temas (por exemplo: arquitetura, curiosidades, gastronomia e paisagismo) para acessar perguntas que têm como objetivo transmitir informações sobre o bem correspondente ao código digital. Mediado por essas tecnologias, o projeto busca desenvolver um roteiro físico de aprendizagem que prevê a interatividade entre o prédio e o usuário” (Relatório de iniciação científica – Maria Clara Cardoso).

Mais informações:

Publicação V!RUS

QR Code para memória e preservação

Relatório de iniciação científica – Maria Clara Cardoso

Publicação Sigradi 2018

Posts Recentes

Be First to Comment

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *